Avançar para o conteúdo principal

Impactos da e-leitura: e se o livro impresso desaparecer?

Efeitos na leitura dos eReaders de tinta digital têm de ser estudados de forma diferente dos Tablet e outros computadores. Enquanto alguns lamentam a perda do livro impresso do ponto de vista estético, será que existe algum risco de perdermos algo mais se a impressão de livros desaparecer por completo? Algumas pesquisas indicam que há motivo para preocupação.
"A realidade é que há uma grande ansiedade de que o livro [impresso] possa desaparecer", diz Maryanne Wolf, do Center for Reading and Language Research da Universidade Tufts, em Massachusetts. "Mas pessoas como eu têm uma boa razão para esperar que isso não seja verdade, para bem dos leitores."


Segundo a pesquisa de Maryanne Wolf, a leitura eletrónica pode ter um impacto negativo na forma como o cérebro responde ao texto, desde a compreensão da leitura, o foco e capacidade de atenção aos detalhes como o argumento e a sequência dos eventos.

As suas investigações indicam que a leitura impressa cai aproximadamente numa extremidade do espectro da leitura (o mais imersivo) e que o texto on-line ocorre no outro extremo (o mais distrativo). A leitura em equipamentos de tinta digital (como o Kindle ou Kobo) parece cair numa zona intermédia. "Muitas pessoas estão preocupadas com a nossa capacidade de entrar numa história", diz Wolf. "A minha preocupação é que vamos ter um cérebro de leitura em curto-circuito, excelente para a recolha de informação, mas não necessariamente para a formação de capacidades de leitura crítica e analítica."

No entanto este campo de investigação está na sua infância. Os impactos negativos da e-leitura estão longe de estar esculpidos em pedra. De facto, alguns estudos têm produzido resultados opostos, afirmando que a e-leitura não afeta a compreensão ou que esta pode mesmo aumentar, especialmente para os leitores com dislexia.

Tufts University Center for Reading and Language Research: Meet the Team - https://ase.tufts.edu/crlr/team/wolf.htm

Fonte: BBC - Future - Are paper books really disappearing?
- http://www.bbc.com/future/story/20160124-are-paper-books-really-disappearing

Mensagens populares deste blogue

Um leão na biblioteca

- Senhora diretora... está um leão na biblioteca! - E o leão está a quebrar as regras? - A srª diretora era muito  especial quanto às regras da biblioteca. Ela nunca deixava que alguém quebrasse as regras da biblioteca. - Não, não está a quebrar nenhuma regra em especial. - Pois então deixe-o em paz - recomendou a sr.ª diretora O conto "Library Lion" de Michelle Knudsen, ilustrado por Kevin Hawke, é a história de um leão que entra na biblioteca e nos ensina que às vezes é preciso quebrar as regras... mesmo numa biblioteca. Um bom recurso para trabalhar as regras de utilização da biblioteca. Vídeo-leitura em português: Um leão na biblioteca   Em inglês:

O Ickabog JK Rowling em português [Ebook gratuito]

"O Ickabog", o novo livro de JK Rowling, criadora da saga "Harry Potter", está a ser distribuído gratuitamente em capítulos.A história, uma espécie de conto de fadas, foi lançada em sua versão original, em inglês, no dia 26 de maio. Escrito pela primeira vez há mais de dez anos como uma história de dormir para os seus filhos mais novos, J.K. Rowling decidiu partilhar o favorito pessoal da família com o mundo.  Está disponível para leitura em linha, distribuído gratuitamente em capítulos diários para ajudar a entreter as crianças, pais e encarregados de educação confinados em casa devido ao COVID-19. Ler livro em português (do Brasil):   https://www.theickabog.com/pt/read-the-story/ A autora está também a convidar crianças de todo o mundo para ilustrar sua história à medida que a distribuição se desenrola online. Pais e encarregados de educação podem inserir as obras de arte de seus filhos num concurso oficial de ilustrações do Ickabog, dirigido pelos Editores de J.K

Ler nas entrelinhas - Alfredo Martirena (Cartoons)

Lendo nas entrelinhas: os telemóveis querem suplantar a leitura genérica de livros em formato de papel Cartoon: Alfredo Martirena (18/12/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/reading-between-lines O livro, uma prioridade: os telemóveis ocupam o centro das atenções, mas o livro continua a ser o melhor amigo do homem Cartoon: Alfredo Martirena (26/09/2020) https://cartoonmovement.com/cartoon/book-priority Ver mais do autor: Alfredo Martirena https://cartoonmovement.com/cartoonist/261